Ascenção do pico Almanzor (Gredos, Espanha)

No dia 31 de Outubro de 2005, três elementos do Núcleo de Escalada da ACERT, nomeadamente, Cláudio Alves, Paulo Loureiro e Nelson Cunha, escalaram o Almanzor numa altitude de 2592m, considerado o ponto mais alto da Serra de Gredos em Espanha.
O Almanzor é um pico rochoso que se localiza no maciço da Serra de Gredos próximo de Ávila em Espanha. Tem uma altitude de 2592m e ergue-se sobre o "Circo de Gredos", onde se encontram a "Laguna Grande" e o "Refúgio Elola".

Este destino é muito procurado pelos escaladores portugueses para a prática de actividades invernais, devido à grande acumulação de neve, aos corredores de gelo e à frequente formação de cascatas de gelo neste local.

A ascensão do pico Almanzor foi a actividade mais significativa da curta existência do Núcleo de Escalada da ACERT. Depois de algumas semanas de preparação, este grupo de escaladores partiu para a Serra de Gredos, no dia 29 de Outubro. Depois de dois dias de espera devido ao mau tempo, uma aberta permitiu o ataque ao cume. Esta ascensão durou cerca de 11h de marcha em terreno de montanha, sendo necessário aplicar técnicas de escalada na fase final. As condições meteorológicas não foram muito favoráveis, tendo o nevoeiro intenso obrigado a muitas paragens durante a subida. O ambiente vivido nos últimos metros foi de difícil descrição, tal como salientou Nelson Cunha "pela estranha combinação do nevoeiro com a ténue visibilidade de assustadoras agulhas rochosas e dos precipícios que ladeavam a ascensão". Já no cume, os três escaladores foram brindados com ligeiras abertas que permitiram visualizar toda a envolvência e tirar umas fotos para recordar. Durante a descida as condições pioraram, tendo parte do regresso sido feito de noite, sobre chuva intensa.


1 comentário:

Unknown disse...

olá
vi agora o teu blog.. e reparei que eras da minha zona..finalmente alguem que escala aki na zona..sou de Torredeita....voçes são algum grupo organizado???gostava de me juntar a vós....podes me enviar informaçoes para o meu mail???
agradeçia
routar749@hotmail.com