Ascenção do Moncalvo (Sanábria, Espanha)

Nos dias 28 e 29 de Janeiro, 4 elementos do Núcleo de Escalada da Acert, participaram num estágio de Alta Montanha, orientado pelo experiente alpinista Pedro Pacheco, que resultou na escalada de mais uma montanha acima dos 2000m de altitude. Desta vez, a montanha escolhida foi o Moncalvo, 2º ponto mais alto da Serra de Sanábria, situado a norte de Bragança, em Espanha.
Esta aventura teve início ao final da tarde de 6ª feira, dia 27 com a viagem até Bragança onde foi passada a primeira noite. No Sábado, seguimos em direcção a Puebla de Sanábria e ao Lago dos Peixes, onde deixamos os automóveis. O resto da actividade foi feita a pé, em autonomia, com muita neve, vento e temperaturas muito baixas. Enquanto em Portugal nevava no Algarve, junto ao refúgio Vega de Conde registavam-se temperaturas de 5 graus negativos dentro das tendas que foram montadas em cima da neve.
O Domingo foi o dia de ataque ao cume, tendo a ascensão sido feita por um corredor de neve e gelo, com cerca de 40º de inclinação. Esta subida foi tecnicamente exigente, o que permitiu a prática de variadas técnicas de progressão e segurança. Oportunamente, ao longo da manhã o céu foi limpando, tendo-nos premiado com o Sol na chegada ao cume, o que foi muito reconfortante e permitiu tirar bonitas fotografias.
Desta experiência ficaram as aprendizagens, muitas fotografias e sobretudo as recordações e as sensações. O frio, o vento, o cheiro, o cansaço, a superação, só quem os sentiu entenderá estas palavras!
A criação do Núcleo de Escalada da ACERT, ainda não fez um ano, no entanto, os seus elementos já realizaram uma grande diversidade de actividades, tendo conhecido imensos sítios, aprendido muitas coisas e vivido muitas sensações. Este estágio de alta montanha foi como que o culminar de quase um ano de actividade e o ponto de partida para actividades cada vez mais aliciantes.

Nelson Cunha

Sem comentários: